Mergulha nessa aventura

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Minha mala, e agora?

Esta mala é a da Josy Melo que está desde novembro no Grand Mistral


Olá pessoal, conforme prometido, estou voltando aqui para falar um pouquinho da bagagem de um tripulante de navio de cruzeiros. Confesso que quando chegou a hora de pensar em arrumar a minha entrei em desespero total. Como todos sabem que as acomodações são confinamentos de espaço mínimo para os crews, recebemos indicações de todos ex-tripulantes, de funcionários das agências de como preparar uma mala para essas situações.






1. O tamanho da mala: vai depender de muitos fatores, uma vez que você irá passar 10 meses fora de casa, ou seja morando no mar. Muita gente vive falando leva daquelas "malas dobráveis" Deus que me livre aquele troço se descostura e acaba que cai tudo pelo meio do caminho, sem contar que nos aeroportos o povo tem um cuidado imenso com sua bagagem. os funcionários parecem praticar uma modalidade olímpica chamada ARREMESSO DE BAGAGEM ALHEIA. Daí quando se abre a mala vem o desespero de prejuízo.
No meu caso, eu não optei por comprar uma mala, pois o irmão da minha amiga Bárbara tem 2 malas imensas e me cedeu uma, e nessa vida de crew as "máfias" começam em terra (depois explico a vocês o que são as máfias através de depoimentos das pessoas que já estão à bordo e depois que estivermos lá também).
A minha mala menorzinha, maior que uma bagagem de mão e menor do que a que Bruno me emprestou emprestei para Iaponira, para completar a Odisseia da bagagem dela, que há três dias está embarcada no Grand Holiday, da Ibero Cruceros.


O MAIS INDICADO, NÃO É REGRA É UMA MALA SEMI-GRANDE E QUE VÁ COM ESPAÇO VAGO, POIS SEMPRE IREMOS QUERER COMPRAR ALGO POR ONDE PASSAR... #FATO
E PRA DEPOIS NÃO TER PROBLEMA COM EXCESSO DE BAGAGEM.


2. O que levar na mala:
- 1 ou 2 calças jeans;
- 1 ou 2 calças de tecido leve na cor preta;
- 2 ou 3 bermudas ;
-  MUITOS PARES DE MEIA-CALÇA, cor preta para à noite e cor de pele para o dia ( pois elas sempre acabam puxando o fio e já se sabe o desastre que é uma meia de fio puxado)


- muitas peças íntimas Principalmente para mulheres, pois as lingeries europeias são umas desgraças parecem uns fraldões;


- 3 ou 4 camisetas
- 2 Blusas de frio, pois mesmo no verão e dependendo da sua rota, principalmente à noite você vai passar frio sim, vá por mim...


- 1 Boné e 1 óculos escuros


- Itens de básicos para sua higiene pessoal, tais como creme dental, perfume, escova dental, desodorantes, cotonetes, lenços de papel, gel para cabelo e afins com duração para um mês, pois pode vir a causar peso desnecessário na mala e esses itens podem ser comprados em terra  quando você descer nos portos com menor custo (não invente de comprar no navio que é tudo em dólar)



Homens não esquecer de levar a maquininha de cortar cabelo e barba, pois tem que está sempre com aparência impecável, normas da CIA.


Mulheres, não esquecer de levar o secador de cabelos, prancha alisadora, a famosa chapinha, pois praticidade nessa hora é tudo, você vai ter que otimizar o tempo e parece que sempre que estamos com pressa nada facilita... Não esquecer da maquiagem e kit manicure, afinal não é porque estamos indo à trabalho que iremos está fantasiadas de gata-borralheira.

- 2 pares de chinelos (havaianas são muito caras fora do país, por isso leve um de reserva, caso o seu quebre ou você precise para uma "máfia");
- 2 pares de tênis (branco e preto);
- 2 pares de Sapatos social fechado branco e preto ( Algumas companhias possuem sapatos, mas particularmente, prefiro usar os meus, pois acho mais confortável );
- Protetor ou bloqueador solar;
- Leve também uma roupa social, como reserva, sendo 1 Camisa branca e 1 calça social preta ou azul escura. Poderá ser muito útil em uma emergência, e acredite, você vai passar por uma, mais cedo ou mais tarde. 



Para as meninas, lembrem de levar algumas roupa legais e confortáveis porque sempre tem as festas no Crew Bar e 2 vestidos sociais ( branco e preto) é sempre bom prevenir.


LEMBRANDO QUE MUITA DESSAS COISAS VOCÊ PODE COLOCAR EM SUA BAGAGEM DE MÃO, DIMINUINDO O PESO DA MALA PRINCIPAL.
ATENÇÃO: OBJETOS CORTANTES E OU PONTIAGUDOS, COMO TESOURAS, LÂMINAS DE BARBEAR, ALICATES DE UNHAS, PINÇAS ETC, DEVEM SER DESPACHADOS NA BAGAGEM E NUNCA IR NA BAGAGEM DE MÃO.


3. Eletrônicos: telefone celular, netbook, moldem 3g ipod, tablet, câmera digital, pendrive e ou hd externo, fone de ouvido e outros eletrônicos que sejam de seu uso rotineiro e que você tem plena certeza de que lhe fará falta.


4. Uma farmácia pessoal, ou o famoso kit do hipocondríaco, leve uma boa quantidade de remédios de uso contínuo, pois eventualmente poderemos sentir dor sei lá de que e sentiremos faltas daqueles remédios que sempre temos à mão em casa, lembrando que é bom consultar um médico antes.


E finalmente, o que NÃO PODE FALTAR EM HIPÓTESE ALGUMA, SENÃO VOCÊ NÃO EMBARCA:

Imprima sua carta de embarque, contrato e declaração e acknoledgement letter (wagesalary), leve em mãos com você   as seguintes documentações:

- passaporte (original e cópia)
- STCW (original e cópia)
- carteirinha internacional de febre amarela (original e cópia)
- exames médicos (original)
- laudo médico final, assinado, datado e carimbado pelo médico (original e cópia)
- antecedentes criminais. (original)



Bom gente, por mais que eu passe horas neste post sempre vai faltar algo, pois mala acaba sendo algo particular, sem contar que ainda tem os acessórios e bijuterias que é um capítulo à parte.


Este post foi longo, mas necessário...
no próximo abordaremos outros temas para que ninguém "ENTRE DE GAIATO NO NAVIO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua colaboração é de grande valia para nossa experiência, estamos com este espaço para a interação de vivências únicas com o objetivo de compartilhar nosso aprendizado.

Filipe Franca e Tati Gomes